segunda-feira, 23 de abril de 2012

A internet, o início de tudo

A internet foi um marco muito forte na história dos meios de comunicação do mundo.
O homem sempre procurou meios para se comunicar com outras pessoas a distância. Desde os tempos antigos, as pessoas se comunicavam por meio de códigos criptografados legível apenas para um grupo de pessoas, assim nenhum intruso ou inimigo teria a possibilidade de saber o que esta pessoa estaria planejando ou conversando.
Isto era muito usado para fins militares, na época, soldados e coronéis se comunicavam com outras pessoas através de códigos criptografados, e através disso, o inimigo não poderia entender a mensagem que estaria sendo enviada, e somente o receptor a entenderia de forma clara.


Com o passar dos anos, os aparelhos de comunicação foram evoluindo de pouco em pouco.

Telégrafo

Telefone

Rádio

E vários outros meios de comunicação...

A primeira rede de internet que se tem notícias surgiu em 1969, nos EUA, interligando a Universidade de Califórnia em Los Angeles e a Universidade de SRI em Menlo Park na Califórnia.
O próprio governo americano financiou a criação da ARPANET (hoje conhecida como internet), os cientistas Joseph Carl Robnett Licklider e Lawrence Roberts que comandaram o projeto.
No início, quando a internet havia sido criada, ela tinha sido batizada de nome ARPANET pelo fato de que a empresa que a criou se chamava-se "Defense Advanced Research Projects Agency" (Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas) abreviada de ARPA, e NET significa rede, então ficou ARPANET.
A ARPANET foi criada para fins militares durante a Guerra Fria, com a ARPANET era possível trocar mensagens e documentos secretos a distância, cientistas, estudantes e as tropas americanas utilizavam este serviço. Caso uma das estações da ARPANET sofressem um ataque inimigo da União Soviética, as mensagens e a comunicação não seriam perdidas e logo em seguida seriam destinadas a uma outra estação que estivesse funcionando, tornando-à assim indestrutível!
No início da década de 70, universidades, estudantes, cientistas e etc tiveram permissão para acessar a ARPANET, após isso, a ARPANET cresceu disparadamente.



Ilustração mostrando as estações de ARPANET em todo território americano em 1971

No início, quando a ARPANET foi desenvolvida, isto era uma tecnologia sigilosa, e somente o governo americano e vários estudiosos tinham acesso a isso. Porém no começo da década de 70, quando a tensão dos Estados Unidos e a União Soviética diminuíram, a ARPANET foi liberada para o uso acadêmico e científico, e a partir daí, a ARPANET foi ganhando espaço na sociedade e continuou crescendo cada vez mais e foi ganhando a simpatia do povo.
Em meados de 1975 já existiam no total 100 sites, de 1975 em diante a internet não parou de crescer mais.

World Wide Web


A sigla www que esta presente em todas as URL's atualmente, é uma abreviação para "World Wide Web" que em português significa "Rede de Alcance Mundial".
A World Wide Web consiste na interface gráfica e na fácil navegação pela internet. Antes de existir a World Wide Web, os sites não tinham interface gráfica e eram manuseados somente pelo teclado e através de linhas de comando, tornando assim mais difícil a navegação na internet.
O sistema World Wide Web foi desenvolvido pelo físico e cientista da computação britânico Tim Berners-Lee em 1989, mas ela só foi realmente reconhecida e usada em 1991.

Atualmente a internet está em alta. Segundo uma pesquisa feita pelo Comscore em 2010, o Brasil é o oitavo país a ter mais internautas no mundo.
Observe o Ranking abaixo dos 10 países que mais tem internautas (2010):

China - 291,5 milhões
Estados Unidos - 180,9 milhões
Japão - 73 milhões
Alemanha - 49,3 milhões
Rússia - 46,1 milhões
França - 41,9 milhões
Índia - 41,5 milhões
Brasil - 40 milhões
Reino Unido - 38,6 milhões
Coreia do Sul - 30,2 milhões

Segundo esses dados, internautas e estudiosos prevem um crescimento no acesso a internet nos próximos anos.

Um comentário:

  1. OI, belo "blog", meus parabéns!

    Passem depois em meu principal "fotolog", relacionado ao material artístico que produzo: http://flogvip.net/alberteeinsteinecia.

    Bem, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir